segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Henriques Nogueira



Fig: Busto de Henriques Nogueira
In: Arqnet

José Félix Henrigues Nogueira era escritor e jornalista e político, municipalista e iberista, defensor do associativismo e do cooperativismo, precursor da republica e adepto do socialismo académico. Nasceu a 15 de Janeiro de 1823 no concelho de Torres vedras, faleceu com turbeculose a 23 de Janeiro de 1858 em lisboa com 35 anos de idade.
Apesar da sua morte prematura, José Félix produziu obras importantes para o aparecimento da primeira República Portuguesa, a sua obra “ Estudos sobre a reforma em Portugal” foi umas das bases para para tal.

Obras publicadas:
1851- “Estudo sobre a Reforma em Portugal”.
1852- “ Almanaque Democrático” .
1856- “O Município no século XIX” .

2 comentários:

  1. Aqui deixo o meu contributo para o Estudo desta figura tão importante do Republicanismo:

    José Félix Henriques Nogueira nasceu em 1823, no concelho de Torres Vedras, e faleceu em 1858. É mais conhecido por Henriques Nogueira e foi um precursor do republicanismo e do socialismo em Portugal.
    Henriques Nogueira construiu uma doutrina política e social inovadora para o seu tempo, defendendo a instauração de um regime republicano, o municipalismo, o federalismo e o associativismo (contrário ao liberalismo monárquico da época) e expondo as suas teses através de artigos para jornais: Eco dos Operários (1851), Revolução de Setembro (1852).
    Para além de fundar o Almanaque Democrático (1852-1855) e o jornal Progresso em 1854, produziu obras importantes no processo ideológico português do século XIX, onde se destacam O Município no século XIX e Estudos sobre a Reforma em Portugal, sendo a última uma das bases ideológicas do programa do Partido Republicano Português, influenciando a legislação social da Primeira República Portuguesa.
    Em Janeiro de 1881 foi criado o Centro Eleitoral Republicano Federal do Círculo 96, conhecido pelo Clube Henriques Nogueira, como forma de tentar unificar as diversas facções republicanas.
    O seu busto encontra-se colocado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa; possui uma rua e uma escola secundária da sua cidade natal com o seu nome.

    Márcio Pinheiro

    9º A Esc. Secundária do Monte de Caparica

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de auxiliar no estudo desta grande figura do Republicanismo pelo qual deixo aqui o trabalho de minha pesquisa sobre este grande republicano:

    Jornalista, escritor e político, José Félix Henriques Nogueira mais conhecido apenas por Henriques Nogueira nasceu dia 15 de Janeiro de 1825, em Torres Vedras, e morreu em 1858. Foi um dos iniciadores do Republicanismo e do Socialismo no nosso país. A sua doutrina política e social defendia a instauração de um regime republicano, o municipalismo, o federalismo e o associativismo.
    Escreveu artigos para periódicos como o Eco dos Operários em 1851 e a Revolução de Setembro em 1852, e foi o fundador do Almanaque Democrático (1852-1855).
    Na área da reflexão e da intervenção política, publicou a obra Estudos sobre a Reforma em Portugal (1852).
    Após ter-se candidatado, sem conseguir ser eleito, a deputado pelo círculo eleitoral de Torres Vedras e Alenquer, efectuou uma viagem por Espanha, França e Bélgica. De regresso ao País, fundou, em 1854, o jornal Progresso , que se ocupava de política e questões económicas.
    Henriques Nogueira morreu com apenas 33 anos. O escultor Bordalo Pinheiro fez-lhe um busto que se encontra colocado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Uma rua e uma escola secundária da sua cidade natal têm hoje o seu nome.

    Bruna Rolis

    9º B Esc. Secundária Monte de Caparica

    ResponderEliminar